Workshop 1:
Como comunicar com quem não fala e/ou não ouve: da língua gestual à comunicação aumentativa
A comunicação é uma capacidade básica do ser humano frequentemente comprometida na sequência de deficiências congénitas (ex. surdez) e/ou de lesões cerebrais adquiridas (ex. Acidente Vascular Cerebral ou Traumatismo Crânio Encefálico), com impacto negativo acentuado, quer para o próprio paciente e seus familiares e cuidadores, quer para a generalidade das pessoas com quem este se relaciona, nomeadamente profissionais de saúde. Estas dificuldades na comunicação constituem um fator agravante do bem-estar biopsicossocial da pessoa que as apresenta e um entrave significativo no seu processo de reintegração sociofamiliar e profissional, assim como na acessibilidade e comunicação aquando da prestação de cuidados de saúde, dificultando os mesmos. Consequentemente os profissionais de saúde poderão sentir-se frustrados pois são incapazes de avaliar e compreender as necessidades dos seus pacientes, assim como de planificar e de lhes proporcionar os cuidados individuais mais adequados. Torna-se assim necessário que estes conheçam um conjunto de estratégias de comunicação a utilizar, sendo capazes de selecionar as mais adequadas a cada situação, de forma a facilitar os processos de comunicação e favorecer um atendimento adequado aos seus pacientes.
Duração: 2 horas
Número de participantes: 24.
Formadores:
- Isabel Maria Monteiro da Costa, MCs, Diretora da Lic. em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala (ESSUA)
- Maria da Assunção Coelho de Matos, PhD, Especialista em Terapia da Fala (ESSUA)
----------------------------
Workshop 2:
RMN Cardíaca
Workshop patrocinado pela Circle Cardiovascular Imaging
Público alvo – Profissionais de saúde com conhecimentos básicos de Ressonância Magnética.
A Ressonância Magnética Cardíaca (RMC) é um meio complementar de diagnóstico cada vez mais utilizado na prática clínica, mas devido à particularidade dos órgãos em estudo, apresenta requisitos específicos quer na aquisição como no processamento das imagens obtidas.
Com este workshop pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos teóricos relacionados com a RMC, nomeadamente: conhecer as indicações clínicas para o estudo bem como a preparação adequada do paciente para o exame a ser realizado; identificar quais as sequências de pulso e os protocolos mais utilizados. Devem desenvolver capacidades práticas a nível de processamento de imagens cardíacas (e.g., quantificação massa, volumes e áreas cardíacas; quantificação de fluxos etc).
Conteúdos:
1. Introdução à RMC
2. Preparação do Paciente para a RMC
3. Sequências de pulso em RMC;
4. Planeamento das aquisições;
5. Hands-on de pós-processamento e análise de casos no CVI42;
Número de participantes: 12
Formadores:
- David Monteiro (Centro Hospitalar Gaia/Espinho)
Duração: 2,5 horas
------------------------------------
Workshop 3:
Fusão de imagem na patologia prostática
A abordagem à doença oncológica é intrinsecamente multidisciplinar e recorre atualmente a sofisticados meios imagiológicos em instâncias diagnósticas e terapêuticas. A generalização da imagiologia híbrida com destaque para a PET/CT e o acesso em tempo útil a meios computacionais poderosos, permitem que a clínica possa tirar partido de novas estratégias de visualização e quantificação de informação multimodal.
Neste workshop de índole prática, organizado em duas partes complementares, pretendemos que os participantes comecem por contactar de forma tutorial com métodos de fusão de imagem multimodal e de visualização avançada. Na segunda parte recorreremos a casos clínicos paradigmáticos no sentido de melhor realçar o valor acrescentado que as técnicas de fusão de imagem podem proporcionar na abordagem da doença oncológica, com foco na patologia prostática.
Número de participantes: 12.
Formadores:
- Augusto Silva, PhD, (DETI/IEETA/UA)
- Paula Alves, PhD, (Instituto Português de Oncologia - Coimbra)
- Silvia de Francesco. PhD, (ESSUA/IEETA/UA)
Duração: 3 horas
-------------------
Workshop 4:
Dosimetria Clínica em Radioterapia da Próstata
O cancro da próstata é um dos tipos de cancro com maior incidência entre os homens. A radioterapia é considerada uma das opções mais populares de tratamento e a administração da dose ao volume alvo diminuindo os efeitos secundários, é o objectivo principal de uma boa dosimetria clínica.
O aparecimento de novas técnicas de administração da dose aos pacientes (IMRT – terapia de intensidade modulada e VMAT – terapia por arco volumétrico), veio permitir conformar melhor a dose de radiação ao tumor, poupando os tecidos normais.
Neste workshop, pretendemos que os participantes usem as três técnicas de tratamento (3D conformal, IMRT e VMAT) para efectuar planos dosimétricos de tratamento de carcinoma da próstata no sistema de planeamento Eclipse® da Varian Medical Systems baseando-se nas guidelines internacionais, levando à análise crítica e troca de opiniões acerca das vantagens e desvantagens de cada uma das técnicas.
Duração: 3 horas
Número de participantes: 12.
Formadores:
- Joana Vale, MSc, (Júlio Teixeira, SA / HPP- Medicina Molecular, Lenitudes SGPS/ESSUA)
--------------------